Oito em cada dez brasileiros que guardam dinheiro preferem aplicá-lo na poupança. Você é um deles?
Essa popularidade não é à toa. A poupança é um dos investimentos mais seguros e simplificados do país, indicado para aquelas pessoas que estão começando a aprender como economizar dinheiro. É justamente por isso que todos os bancos oferecem essa opção. Mas qual será o melhor banco para abrir uma conta poupança? O GuiaBolso te dá as dicas para escolher:
Financeiramente, não há diferença entre os bancos

Quem investe na poupança não tem que pagar taxas administrativas de manutenção da conta, além de poder contar com rendimentos consideráveis. Também, em qualquer banco, há garantia de devolução de até R$ 250 mil do valor investido em caso de falência, por uma instituição do governo chamado Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Além disso:
- Tarifa zero: não há custo de manutenção
- Rentabilidade igual: veja mais abaixo como funciona
Mas há outras coisas que você pode avaliar
a) Qualidade do atendimento
b) Agências mais próximas de você
c) Presença nas cidades que você mais frequenta
d) Número de reclamações
Veja, por exemplo, o ranking de reclamações de cada banco, divulgado pelo Banco Central. Quanto menor, melhor.

Fonte: http://www.bcb.gov.br/?ranking , tabela atualizada em 1/12/2014
Poupança: o que é e como funciona?
Como já foi mencionado, a poupança é um tipo de investimento bastante acessível, pois é estabelecido por lei que a conta não deve depender de nenhuma taxa para ser aberta ou mantida. Para iniciar uma poupança basta apresentar a documentação obrigatória, que inclui CPF, RG e comprovante de residência. O valor mínimo de depósito para a abertura da conta poupança varia de uma instituição para outra e o dinheiro investido pode ser sacado a qualquer momento.
Com a conta aberta, os usuários podem aplicar valores diversos, que acumulados passam a integrar a reserva financeira individual ou familiar. A poupança, como o próprio nome sugere, é ideal para guardar o dinheiro extra e poder recorrer a ele em casos de emergência. Como não há nenhuma taxa, usar o dinheiro da poupança para fazer uma nova aquisição, resolver um problema urgente ou viajar é bem melhor do que pegar um empréstimo.
Rendimentos da Poupança
As regras da poupança mudaram. A partir de maio de 2012, passou a valer o seguinte cálculo de rendimento: toda vez que a taxa básica de juros (Selic) atingir até 8,5% a poupança renderá 70% da Selic + variação da Taxa Referencial (TR). A TR é calculada e divulgada todos os dias pelo Banco Central.
Para os depósitos mais antigos feitos até 03 de maio de 2012, ou quando a Selic estiver acima de 8,5%, prevalece o rendimento de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) + variação da TR. Vale salientar que o rendimento da conta poupança é mensal e a atualização acontece sempre no aniversário de abertura.
Portanto, qual é o melhor banco para investir?
Se todos os bancos apresentam os mesmos rendimentos e nenhum cobra taxas administrativas, em termos financeiros, como citamos acima, eles são basicamente iguais.
No entanto, antes de escolher um banco para poupar, não deixe de levar em consideração a proximidade da agência, a qualidade do atendimento e a abrangência nacional.
Independentemente da instituição, planeje seus investimentos e procure manter a vida financeira organizada. Isso sim vai fazer toda diferença!
Se tiver conteúdo de seu direito reservado aqui no nosso site e quiser que retiremos por favor, mandar um e-mail ou outros tipo de contato para nossa equipe:
G-Mail: cris123mar@gmail.com
E-Mail: cris123mar@live.com
SKYPE: cris123mar@live.com

EmoticonEmoticon