[lembre-se: às vezes as férias se disfarçam de desemprego pra testar a gente]
We’ve all been there. E se não ainda, um dia estaremos, muito provavelmente. As razões são variadas e, no momento, não importam. O que importa é que você está desempregada e a vida – ah, a vida – não parece boa. É engraçado como todos nós reclamamos vidas quando estamos ralando em qualquer que seja o nosso trabalho, mas é só essa nossa rotina de cada dia ser excluída que nos deprimimos e nos sentimos o cocô do cavalo do bandido. Mas você não é. E ao invés de estar reclamando, você poderia estar fazendo bom uso do seu tempo livre. E a gente te diz como! Pronta pra dar a volta por cima dessabad vibe? Então vem com gente!
- Não entre em pânico. É fácil achar que porque você foi demitido – se foi o caso – ou passou mais de um mês sem arranjar outro lugar legal pra trabalhar, você não é um bom profissional. Dica de amiga: na maioria das vezes, isso não é verdade. E mesmo que fosse, não é algo sem conserto. Existem um milhão de razões para você estar desempregada, mas quer saber de uma coisa? O melhor é desapegar das causas e tentar encontrar, calmamente, uma solução. Portanto, nada de arrancar os cabelos e perder a pose. Você não é a primeira nem a única a ficar desempregada na vida e certamente não será a última. Portanto, nada de depressão nem desespero. Segure as pontas e vamos em frente.
- Aperte os cintos. Se você está desempregada, não faz sentido nenhum sair gastando por aí dinheiro que você não tem. Se você foi demitida sem justa causa, deverá receber alguns dinheirinhos maravilhosos de rescisão. Quem for demitido depois de 6 meses de serviço tem direito a seguro-desemprego, o que geralmente não é muito, mas já é alguma coisa. E ao invés de gastar tudo loucamente você fará o seguinte: você pagará as suas contas – se puder quitar cartões e etc, melhor – e colocará o resto na sua poupança, a qual usará frugalmente. Se você souber administrar bem as coisas, terá dinheiro na conta o suficiente para não enlouquecer – principalmente se você morar com seus pais. Se você mora sozinha, considere voltar temporariamente pra casa dos seus pais ou tentar alugar um local mais barato para morar.
- Coloque em dia: as leituras, os seriados, os filmes, a vida. O tempo livre não é para você ficar fazendo planos suicidas nem pensando em o quão lame sua vida está atualmente. Aproveite para acabar com a pilha de livros, seriados e filmes entulhados na eterna lista de a ler/assistir.
- Pare para pensar na sua carreira e no que você realmente quer. Muitas vezes a gente está insatisfeito com o que temos e nunca paramos para realmente pensar nisso quando estamos na ativa. Então esse é um momento perfeito para se descobrir. Pense bem: aquele era o rumo que você queria para a sua carreira? O que você seria feliz fazendo, agora? Saber o que você quer para você, profissionalmente, te ajudará mais do que você imagina, no futuro.
- Faça cursos. Se o dinheiro ganho na rescisão der ou se seus pais quiserem te bancar, invista em algum curso que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo. Esse é o momento para descobrir novas paixões ou ressuscitar algumas antigas. Se jogue!
- Seja um freelancer. Não é novidade, mas a gente vai dizer mesmo assim: nem só de CLT vive o homem. Os freellas estão aí pra provar que trabalhos temporários são bons e, o melhor, pagam o cineminha de domingo. Se você, por exemplo, trabalha no campo de comunicação, prepare um portfólio com seus melhores trabalhos e, sempre que for oferecer seus serviços, mostre-os aos possíveis clientes. Não tenha vergonha de vender seu peixe.
- Empreenda. Porque não? Se você tem uma ideia e quer colocá-la no ar, eu não consigo pensar porque você não deveria fazer isso agora. Pesquise, amadureça suas ideias e, o mais importante, comece!
- Invista naquele talento seu que você sempre ignorou. Você sempre gostou de fotografar, mas as palavras te seduziram mais rápido que o obturador da câmera? Agora é momento perfeito para virar esse jogo. Fotografe, desenhe, cozinhe, pinte, borde ou faça qualquer outra coisa que você gosta e nunca teve tempo ou interesse suficiente para fazê-lo. Quem sabe o que pode sair daí?
- Atualize seu currículo. Currículo desatualizado te faz perder oportunidades. Atualize-o e tenha sempre cópias fáceis, para distribuir.
- Quando se sentir preparada, procure emprego – mas um que você goste. A parte do ‘sentir-se preparada’ é muito importante, portanto não a ignore. Também não ceda à pressão alheia e não pire: nada de sair procurando emprego de atendente na C&A (nada contra as atendentes, mas vamos admitir que é um trabalho duro) se você sabe que consegue mais que isso. Foque em vagas que encaixem com o que você quer para a sua vida e não tenha medo de escolher. Você não quer parecer desesperada. Até porque, acredite em mim, essa é uma via de mão dupla: a empresa que te escolher também vai ganhar. Tenha isso em mente.
Se tiver conteúdo de seu direito reservado aqui no nosso site e quiser que retiremos por favor, mandar um e-mail ou outros tipo de contato para nossa equipe:
G-Mail: cris123mar@gmail.com
E-Mail: cris123mar@live.com
SKYPE: cris123mar@live.com


EmoticonEmoticon